Friday, February 27, 2009

gota a gota

"A crise da água e a falta de justiça no acesso à água fazem parte da crise com que se confronta o planeta. Kerkof diz que a pergunta que deveríamos fazer-nos hoje em dia é: “Como podemos viver?” Vista nesta perspectiva, a Quaresma é um período para passarmos mais tempo a colocar-nos perguntas, observando a maravilhosa criação de Deus, dando-nos conta de como a forma de viver de cada um está relacionada com toda a vida deste precioso e frágil planeta, e perguntando-nos o que quer dizer, hoje em dia, seguir Jesus. Um período para contemplar os belos lagos, os riachos que fluem livremente, ou simplesmente um copo de água potável e o anseio por justiça. É também um período para nos comprometermos a fazer parte do trabalho a longo prazo em favor da justiça da água em todo o mundo."

Wednesday, February 25, 2009

fora do casino

Monday, February 23, 2009

ainda os valores desfocados

A sentença do caso Braga Parques arrisca-se a ficar para a História como tendo criado apenas mais um centro de custos para o cálculo de despesas correntes dos corruptores. Sem rebuço e sem surpresa, o condenado afirmou que vai continuar a fazer o mesmo. A coragem cívica de José Sá Fernandes merecia uma sentença histórica para a luta contra a corrupção em Portugal. Foi-o. Mas por muito más razões.

Friday, February 20, 2009

valores desfocados

Um dos 15 homens mais ricos do país beneficiou de um empréstimo do banco público para comprar acções do BCP. As cotações destas acções desceram, entretanto, brutalmente. Mas o banco público ressarciu-o das perdas, comprando-lhe 64 milhões de acções da Cimpor muito acima do seu valor real. 62 milhões de euros para cobrir pura especulação bolsista. Deve ser à multiplicação de situações destas no país que a Conferência Episcopal se refere quando fala de "uma concepção desfocada dos valores que se encontram na base do modo de viver da sociedade portuguesa"...

Wednesday, February 18, 2009

franqueza

Tem havido antropologia a mais e Evangelho a menos no discurso oficial da Igreja portuguesa sobre a moral sexual e familiar. Mas a intervenção de D. José Saraiva Martins no Casino da Figueira a propósito da homossexualidade deu um passo mais: mandou a "base antropológica da família" às urtigas e disse com franqueza o que não é dito na retórica arrevezada do "acolhimento fraterno e da ajuda à superação das dificuldades das pessoas homossexuais". Certamente por desconforto com o ambiente, quando vão ao Casino, os bispos fazem intervenções ao nível da bisca lambida.

Monday, February 16, 2009

lepra

A um leproso, como tal declarado pelos sacerdotes, exigia-se que vivesse fora do povoado e que, sempre que dele se aproximasse, giritasse: "impuro, impuro!" Desgraçadamente, o Livro do Levítico, que isto impunha, não é manifestamente um pedaço do passado. São muitos/as, no nosso tempo, aqueles/as a quem se destina a margem como lugar próprio e auto-marginalização como virtude. Jesus subverteu a ordem estabelecida. Não por ter curado o leproso mas por se ter aproximado dele e o ter tratado como a um igual. De que lado vivemos: do Levítico ou de Jesus?

Friday, February 13, 2009

cordão

Por não ser em Lisboa, arrisca-se a não ser notícia. Mas a ameaça absurda de fazer passar um Itinerário Complementar de intensíssima circulação por dentro da Mata do Choupal, em Coimbra, é um ícone da irresponsabilidade de muitas decisões políticas, um pouco por toda a parte. O cordão humano de amanhã será um abraço ao que queremos continuar a proteger como precioso e nosso.

Wednesday, February 11, 2009

prioridades

Para o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, a discussão do acesso de pessoas do mesmo sexo ao casamento civil não é prioritária porque "há assuntos muito mais importantes a preocupar a Igreja e a sociedade, como a crise económica, a pobreza e o desemprego". Aguarda-se com redobrada expectativa o pronunciamento dos bispos sobre o Código de Trabalho. Enquanto ele não vem, fico a pensar se a Igreja, ao ser "perita em humanidade", o é ao estilo de um antibiótico de largo espectro ou o é concretamente para as "alegrias e esperanças, tristezas e angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem".

Monday, February 09, 2009

prevenção

O homem mais rico de Portugal vai proceder a "despedimentos preventivos" na sua empresa. 193 trabalhadores vão ser despedidos/as para prevenir a perda de margens de acumulação de capital. A guerra preventiva tinha a mesma lógica: antes que eles me prejudiquem, eu anulo-os...

Friday, February 06, 2009

eluana

Eluana não precisava de mais do que a deixassem descansar em paz. "Há 17 anos que estava a morrer, sem acabar de morrer nem de nascer para a vida. A sonda não a ligava propriamente à vida, mas antes a uma morte interminável; não a mantinha propriamente viva, antes prolongava a agonia. É um alívio saber que terminou por fim um calvário demasiado longo para Eluana e para os seus pais". A violência inflingida sobre um corpo há muito sem vida digna de ser vivida pôde ainda ser ultrapassada pela violência de quem acusou os seus pais de a terem "morto à fome". Como se uma sonda naso-gástrica fosse uma sandes de fiambre... O biologismo tecnológico e o criacionismo vaticano dão-se as mãos contra o primado da dignidade.

Wednesday, February 04, 2009

"provavelmente...", parte 2

"Creio que o problema da existência ou inexistência de Deus é demasiado sério para ser dirimido através de anúncios cruzados a favor ou contra em autocarros. É necessário criar outros cenários de reflexão e debate em torno do tema. Nos anos sessenta do século passado, prestigiados intelectuais cristãos, ateus e agnósticos da envergadura de Roger Garaudy, Karl Rahner, J. Baptist Metz, Gilbert Mury, Lombardo Radice, Giulio Girardi e Milan Machovec participaram nos diálogos entre cristãos e marxistas sobre Deus, a trascendência, o futuro da religião e o seu significado nas sociedades modernas. González Ruiz, participante naqueles diálogos, recordava anos mais tarde o pedido dos intelectuais marxistas aos teólogos cristãos: “Não maltratem o Mistério. Respeitem-no porque é fonte de espiritualidade”. Cristãos e marxistas renunciaram aos seus respectivos dogmatismos e passaram, na feliz expressão do filósofo Garaudy, “do anatema ao diálogo”, sem por isso renunciarem às suas respectivas cosmovisões. Foi uma iniciativa frutífera que deveria continuar hoje no novo cenário socio-religioso".
Juan José Tamayo

Monday, February 02, 2009

a causa

"A maioria dos casos de 'novos pobres' está associada a situações de divórcio". Assim pensa e fala o Presidente da República. Na sua cruzada contra o fim do divórcio litigioso, Cavaco Silva não consegue identificar nenhuma ligação entre pobreza e desemprego ou entre pobreza e precariedade. Não, para o Presidente, é no divórcio que está o problema. A desumanidade do divórcio litigioso, essa não merece ao Presidente da República qualquer reparo como nenhum reparo lhe merece a desumanidade de uma economia que produz 70.000 desempregados num só dia. Que a Conferência Episcopal considere esta intervenção "oportuna", diz bem da convergência conservadora entre os bispos e a presidência.