Friday, August 29, 2008

longe

Há o estar longe? Mesmo com os e-mails, os sms, os skypes, a internet, existe essa coisa anacrónica de estar longe? Existe sim. Não somos só fios, cabos e neurónios. Somos sentimentos.

Wednesday, August 27, 2008

caos calmo

A colocação do patrono deste blogue na capa é o primeiro sinal de que vem lá coisa boa. E vem. Não é, afinal, num caos calmo que quase todos/as nos sentimos?

Monday, August 25, 2008

divórcios

É claro que o porta-voz da Conferência Episcopal, ao aplaudir o veto presidencial à lei do divórcio, não representa a Igreja toda, apenas o colégio dos bispos. Mas o problema é que as suas palavras divorciam muita gente da Igreja toda e não só dos bispos. Esse divórcio não preocupa o representante dos bispos, aparentemente. Só o outro.

Friday, August 22, 2008

tragicamente

Talvez o Padre Martins, do Machico, venha a ser "readmitido na comunhão da Igreja". O Padre Felicidade Alves foi-o muito pouco tempo antes de morrer. A Galileu pediu a Igreja desculpa 500 anos depois da ignóbil condenação. O que dói é que se enalteça tanto "o perdão" e "a humanidade" destes gestos quando eles vêm tragicamente tarde demais. Para os condenados e para a Igreja que os condena.

Wednesday, August 20, 2008

confusões

Martins Júnior e Edgar Silva, ambos padres madeirenses intensamente comprometidos com as lutas quotidianas pela dignidade dos mais fracos, foram suspensos, há anos, do seu múnus pastoral, por confundirem sacerdócio com política. Entretanto, o bispo do Funchal definia uma estratégia de combate ao comunismo como tarefa prioritária da Igreja local e criava em Alberto João Jardim e no seu grupo uma liderança para o projecto. Aqui não houve qualquer confusão, foi sempre e só defesa da doutrina da Igreja...

Monday, August 18, 2008

jardim do eden

A história da implantação do PPD-Madeira e da afirmação de Alberto João Jardim como seu líder, ontem lembrada no Público, põe a nu a falsidade das profissões de fé na apoliticidade (e mesmo no apartidarismo) da Igreja em Portugal. Escolhas claras e radicais das estruturas de poder eclesial vivem sob o disfarce, agora como antes, da retórica liofilizada do ad maiorem dei gloriam. A longa história das alianças íntimas entre o episcopado português e a direita política, cultural e económica fez-se quase sempre a coberto desses rótulos incensados. Ora, que esta seja matéria de historiadores e não do povo de Deus - isto é, facto consumado e não debate aberto - é isso que é inaceitável.

Friday, August 15, 2008

branca

Branca tinha "mais ou menos onze anos" e foi morta porque não era do grupo dominante. Foi torturada e morta porque os seus pais pertenciam ao "outro" grupo étnico e religioso. Branca foi morta por cristãos porque não era cristã. O seu nome e a sua idade são lembrados no Memorial das Vítimas da Inquisição, no Museu Judaico de Belmonte.

Wednesday, August 13, 2008

mães

Fazer do luto uma luta. Da Praça de Maio, em Buenos Aires, a Belgrado ou ao Rio de Janeiro, há mulheres que não prescindem de dar à humanidade a decência de uma memória esclarecida das chacinas ou dos desaparecimentos forçados dos seus filhos ou maridos. Quando todos encolhem os ombros e olham para o lado, elas não desistem. Porque a impunidade é uma infâmia que (nos)apodrece. Vera Lúcia Flores, uma dessas mães da memória, partiu sem saber o que fizeram os polícias militares à sua filha, em Acari. Não houve dinheiro para o seu funeral.

Monday, August 11, 2008

a política dos pequenos passos

"Não haverá virtude se não houver imortalidade", escreveu Dostoievski. A desvalorização da humanidade dos pequenos gestos e das palavras simples diante de uma transcendência sem corpo foi sempre uma estratégia triste e totalitária. Também seguida, vezes demais, na Igreja. Por mim, prefiro a visão oposta: não haverá imortalidade se não houver virtude.

Friday, August 08, 2008

o limpismo

Deslumbrante, pois claro. Não faltou o apelo do costume a uma competição leal e limpa. Foi assim em Pequim, repetindo o ritual de cada quatro anos. Por trás do show-off inebriante e da retórica apaziguadora, o olimpismo está cortado às tirinhas. Se Clausewitz fosse vivo, sentenciaria que os Jogos Olímpicos são a continuação da guerra, da política e dos negócios por outros meios.

Wednesday, August 06, 2008

Graciosa

Estes lugares em que o único stress é saber se a nuvem passa ou fica e em que o único ruído é o do vento trazem-nos de volta ao dom da vida nua, sem adereços nem salamaleques. São espelhos imensos, em que não escapamos a ver-nos tal qual somos.

Monday, August 04, 2008

o império

Desenham-se no papel Estados perfeitos e, pela guerra ou pela "ajuda ao desenvolvimento", passa-se do papel à prática em todas as periferias. O império não tem o velho rosto das legiões, mas sim as feições benignas do "progresso" e dos "direitos" para todos. Não se impõe manu militari, enleia pelas parcerias.

Friday, August 01, 2008

o bem e o mal

Os missionários foram agentes da colonização ou defensores dos povos locais? As duas coisas. Os membros de organizações humanitárias de hoje são baluartes da dignidade da "gente supérflua" ou são "as ordens mendicantes do império? As duas coisas. Não valem pois análises angélicas nem libelos acusatórios cegos. Nem para o passado nem para o presente.