Wednesday, July 30, 2008

onde estão os maus ladrões?

Visto o país a partir das prisões, os ciganos são o mal. Eles são os ladrões, eles são os violentos, são deles as armas e as drogas; e logo vem a mensagem: "defendamo-nos deles (contra eles), portanto". Esse é um país distraído das fontes principais da violência e do crime. Que uma juíza considere os ciganos “pessoas mal vistas socialmente, marginais, traiçoeiras, integralmente subsídio-dependentes de um Estado a quem pagam desobedecendo e atentando contra a integridade física e moral dos seus agentes” é algo que diz bem como esse país esquecido do que realmente é impera onde menos devia.

Monday, July 28, 2008

provas da existência de deus

O piano de António Pinho Vargas. A luz de Vermeer. A militância de Chico Mendes. A doçura magoada de Tom Waits. A fé de Óscar Romero. A loucura das sufragistas. O fogo de Piazzolla. A entrega de Teresa de Calcutá. As cidades de Calvino. A teimosia das Mães da Praça de Maio. A confiança de João XXIII.

Friday, July 25, 2008

missão

A experiência d@s missionári@s devia ser ouvida na reunião da CPLP que hoje começa. Todos os equívocos políticos lhe podem ser apontados. Mas há um consenso inegável: el@s são invariavelmente as âncoras mais firmes da defesa da segurança humana da grande maioria dos homens e das mulheres mais pobres deste espaço internacional. Se a CPLP quer ser uma referência de humanidade antes de ser uma plataforma de negócios ou uma quimera de integração política, é preciso ouvi-l@s.

Wednesday, July 23, 2008

apesar dos carrascos

No momento em que Karadzic é detido e se enaltece a suposta superioridade dos tribunais para sarar as feridas profundas das sociedades violadas, é o silêncio de tantas vítimas que me impressiona. Na Bósnia como em Timor, na Serra Leoa ou na Guatemala, há vítimas para quem a luta contra a impunidade dos carrascos não é o bem supremo. Gente que está disposta a ceder nessa vontade para que o tempo se encarregue de serenar as tensões e aquietar as pulsões justiceiras. Não são traidores nem cobardes. São incómodos animadores realistas da paz.

Monday, July 21, 2008

livres tempos

Campos de férias, inter rail, trabalho sazonal - é este o vocabulário das portas de saída para a preocupação de ter a gente mais nova ocupada no tempo de lazer. Um dia havemos de nos interrogar sobre esta angústia de não encarar o lazer como um bem em si mesmo... Mas, por agora, junte-se uma outra expressão ao léxico anterior: "ciência viva". Ou como seduzir a malta mais nova para os caminhos da pesquisa. Não para @s adestrar, mas para lançar sementes da necessária mistura da inquietação com o rigor.

Friday, July 18, 2008

bruxarias

Fazem falta redes de estudo e produção de conhecimento para a paz. Por isso, é sempre decepcionante constatar que Portugal está invariavelmente fora dessas redes. Há muitos anos. E que, com a pesporrência típica dos ignorantes, se faz por aí o discurso de que não se trata de conhecimento sério nem de estudo rigoroso. Sim, é verdade, bruxos há muitos. Sobretudo os que justificam as guerras.

Wednesday, July 16, 2008

quinta da fonte (ii)

Um milhão e quatrocentas mil armas ilegais em Portugal, diz a polícia. No Brasil envolveram-se as comunidades locais em acções de recolha e de destruição de armas ilegais. Em Portugal achou-se que isso era demagogia. E recolher as armas para as legalizar e as devolver aos seus possuidores ilegais, o que é?

Monday, July 14, 2008

quinta da fonte (i)

Os jornais e as televisões voltaram a olhar para as periferias da cidade. Para lhes chamarem "problemáticas" ou "perigosas". Agora vêm aí os oportunismos e os actos de contrição de circunstância. Tudo em nome do fim da ameaça de despacificação que a cidade não suporta que paire sobre si. A pacificação profunda e duradoura das vidas das gentes da periferia, como fim primeiro e próprio, essa é muito mais difícil. Tão difícil que ninguém falará dela.

Friday, July 11, 2008

a carta

A coragem cívica e a densidade cultural de D. António Ferreira Gomes não fizeram escola no episcopado português. Para mal dos nossos pecados. Por isso, a carta que escreveu, faz agora 50 anos, a Salazar parece tanto um escrito do passado. D. António rompeu o maior dos tabus do salazarismo católico: o da suposta unicidade política e ideológica dos católicos. Se a carta tivesse sido expedida ontem, muita gente da Igreja se apressaria a dizer dela que cometia o supremo mal de ignorar a Verdade (sim, com maiúscula) que nos une.

Wednesday, July 09, 2008

palpite

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, considerou hoje que a Igreja Católica não irá nomear em breve sacerdotes do sexo feminino até porque "não existe uma vontade nesse sentido" por parte dos crentes. D. Jorge Ortiga pratica a sociologia do palpite e da intuição. Uma sociologia que dá imenso jeito aos seus praticantes: confirma sempre que a realidade é o que queremos que ela seja. Sexista, neste caso.

Monday, July 07, 2008

repensar

É preciso repensar a paz e a segurança. Em nome da paz aparente legitimou-se a guerra perpétua. Em nome da segurança individual dos mais ricos legitimou-se a insegurança colectiva dos mais pobres. Em nome da manutenção da paz e da segurança do mundo legitimou-se um direito internacional paralelo e clandestino que vilipendeia o direito internacional autêntico e torna o mundo numa ameaça velada a si próprio. Faz falta quem resgate a saudação de São Francisco: "Paz e bem".

Friday, July 04, 2008

notícia

Amanhã nenhum dos jornais económicos falará do assunto. Mas a aprovação, hoje, pela Assembleia da República, de uma resolução, proposta por todos os partidos parlamentares, que considera a pobreza extrema como uma violação dos direitos humanos é uma notícia de grande relevo. Amanhã leremos que a bolsa voltou a descer e o preço dos combustíveis voltou a subir. Provavelmente nem um único parágrafo sobre os direitos dos pobres. A Comissão Nacional Justiça e Paz, que tomou a iniciativa que conduziu a esta resolução, não cativa votos dos católicos...

Wednesday, July 02, 2008

claridade

Ingrid Betancourt foi solta da escuridão do ignóbil sequestro e pode agora voltar a lutar pela dignidade do seu povo, à luz do dia. Gracias a la vida!