Wednesday, September 30, 2009

desvios

Enquanto o senhor que nunca se engana e raramente tem dúvidas duvida que o assessor tenha ido além da assessoria, há 6.000 desempregados em Coimbra sem direito a qualquer apoio social. Há para aí uns malvados que só querem desviar a nossa atenção do essencial, não é Senhor Presidente?

Monday, September 28, 2009

política

A política é um gesto amoroso para com o povo, dizia Ghandi. Vou pôr isto na minha agenda hoje. Para não me esquecer. Nunca.

Friday, September 04, 2009

a imprópria cabeça (ii)

O cardeal-patriarca de Lisboa repreendeu ontem os bispos e os padres que "se consideram com direito de decidir pela sua cabeça" em vários domínios da pastoral da Igreja, considerando que isso fragiliza "a proposta cristã" e "cria divisões". Há muitos anos, o insuspeito Chesterton escreveu: "quando entro numa igreja, tiro o chapéu mas não tiro a cabeça". Chesterton para o index já!

Wednesday, September 02, 2009

a imprópria cabeça (i)

"Como crentes, defendemos que quem foi livre de viver a própria vida, possa também decidir como morrer em paz, quando já não há esperança de melhorar a sua existência como ser humano". Estas linhas foram escritas por 41 membros do clero italiano. Outros membros do clero responderam-lhe com outra carta: a Congregação para a Doutrina da Fé anuncia-lhes que vai "avaliar a sua ortodoxia", o seu "grau de adesão à Igreja e ao Papa" e eventualmente puni-los. A ortodoxia mata. Sem paz.