Monday, June 29, 2009

plural

Nem a Economia é uma disciplina de conteúdos únicos, nem os/as economistas são neutros/as no seu discurso. Se outro mérito não têm, os dois manifestos sobre as escolhas necessárias para a economia portuguesa evidenciam essa diversidade no campo do conhecimento económico. Não há, pois, como é óbvio, um cânone único para falar de economia. Este é um tempo de escolhas e de revelação de convicções fundas. A tecnocracia é um embuste.

Friday, June 26, 2009

sexo

Wednesday, June 24, 2009

corrente de ar

Andres Torres Queiruga, teólogo galego de enorme envergadura intelectual, está sob a mira censória da Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Espanhola. Estão sobretudo em causa os seus dois últimos livros, um em que analisa a ressurreição de Jesus e pede que não se tome o fenómeno de forma literal e outro sobre a revelação, em que reclama um repúdio da figura de Deus como castigador e o regresso à imagem da relação paterna com as pessoas. Todas as ortodoxias tremem com o ar fresco da janela entreaberta.

Monday, June 22, 2009

renovação

"As coisas antigas passaram. Tudo foi renovado". Nas missas em que ontem foram proclamadas estas palavras houve suspiros de saudade pelos bons velhos tempos.

Friday, June 19, 2009

virtudes públicas

A humildade postiça e ensaiada pelo Primeiro-Ministro faz lembrar os liftings que correm mal e deixam as bochechas grotescamente empinadas ou os cantos dos lábios "a la" Joker. Mas, para lá do anedótico, o simulacro de conversão de Sócrates suscita uma questão pouco debatida entre nós: quais devem ser as virtudes públicas numa sociedade democrática e plural? Em tempo de maquiavelismo travestido de humildade, por onde passa a "fortuna" e por onde passa a "virtu"?

Wednesday, June 17, 2009

teerão

Apesar das redes globais de comunicação, Tiananmen repete-se, agora em Teerão. A mesma ânsia incontível de democracia e de transparência, a mesma repressão estúpida e o mesmo silenciamento insuportável. Nas teocracias, os deuses são sempre um mero pretexto. É a aversão dos homens à mudança que as comanda.

Monday, June 15, 2009

o mercado

Os 96 milhões pagos por Cristiano Ronaldo são obscenos. Como obscenos são os muitos milhões que se jogam, em cada defeso, haja ou não haja crise, na compra de jogadores e treinadores. "É o mercado" - dizem os realistas do costume. Têm razão. O mercado pode ser obsceno.

Friday, June 12, 2009

o que tiverdes feito aos mais pequeninos de entre vós...

165 milhões de crianças são hoje notícia. Porque trabalham. E não o deviam fazer. Esperam-se homilias inflamadas, tomadas de posição de movimentos de leigos e textos duros no Osservatore Romano.

Wednesday, June 10, 2009

sont comme les cochons

Querem ser populares? Digam mal dos políticos. Chamem-lhes aldrabões, falsários, carreiristas - terão aplauso de aprovação. Começou nos anos oitenta, pela mão do liberalismo yuppie, a estratégia de desqualificação da política. Nas universidades, nos media, na fala de rua, soprou-se que os políticos não são senão empecilhos ao funcionamento da economia segundo as suas "leis naturais". A política como confronto de propostas de fundo foi atirada pelo pragmatismo frio para o campo da verborreia. Os políticos das jotas puseram-se a jeito. E o resultado é este: a repugnância pela política como outra face do "cada um por si". O elogio da política é hoje um imperativo de resistência.

Monday, June 08, 2009

plural

Ao absolutismo do único, os cristãos preferem a celebração da relação entre três: Pai, Filho e Espírito Santo. A Trindade é o elogio do plural definitivo que repudia no governo das sociedades e no governo da Igreja o totalitarismo e a concentração de poder numa única pessoa. Para os cristãos não há poderes absolutos, há poderes relacionais.

Friday, June 05, 2009

europas

A Europa benfeitora confrontou-se com a Europa ausente por estes dias. De um lado a Europa a quem era suposto todos estarmos gratos por nos ter dado a mesada para nos governarmos e desenvolvermos. Do outro a Europa que não estava lá quando, em crise e em desespero, mais precisámos dela. O "Portugal positivo" e o "Portugal sofrido" são os rostos destas duas Europas. Não se falou da Europa? Não se falou de outra coisa!

Wednesday, June 03, 2009

escolhas

A Europa da "nova evangelização" e da "ditadura do relativismo" tem sido fustigada com sucessivos anátemas pelo Papa. Mas nestes dias de campanha eleitoral para o Parlamento Europeu, em que é tempo de fazer escolhas para a Europa, não se ouviu uma palavra pedagógica do Papa sobre a construção dos caminhos europeus para a dignidade de todos, sobretudo dos mais pobres. Nem consta que os bispos portugueses tenham apelado ao voto contra a abstenção. Essas ausências são também escolhas claras.

Monday, June 01, 2009

segredos

Quem anda em campanha ouve na rua gente que lhe diz em segredo "força", "lute por nós", "não deixe de dizer as coisas que devem ser ditas". O segredo da confidência reforça o peso do pacto entre quem diz e quem ouve. Mas mostra o medo das palavras públicas. Há uma súplica que mostra como a democracia é uma fina camada de superfície na sociedade portuguesa...