Wednesday, December 31, 2008

pobreza ou paz

"A marginalização dos pobres da terra só pode encontrar válidos instrumentos de resgate na globalização, se cada homem se sentir pessoalmente atingido pelas injustiças existentes no mundo e pelas violações dos direitos humanos ligadas com elas. A Igreja, que é 'sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano', continuará a dar a sua contribuição para que sejam superadas as injustiças e incompreensões e se chegue a construir um mundo mais pacífico e solidário." Bons augúrios do Papa no Dia Mundial da Paz com que arranca o ano novo.

Monday, December 29, 2008

gaza

"Em que momento da história um povo cercado por um muro de betão foi considerado um agressor? Em que momento da história um povo controlado, nos mais pequenos pormenores do seu quotidiano, por um dos mais poderosos exércitos do Mundo foi considerado um agressor? Em que momento da história um povo que não tem direito a ter forças armadas, que não pode recolher os seus próprios impostos, que está proibido de ter porto e aeroporto, que está isolado de todo o Mundo e que depende a da boa-vontade do vizinho foi considerado um agressor? Em que momento da história um povo que depende da ajuda internacional e que tem pedir autorização ao vizinho para exportar e importar seja o que for, para receber medicamentos e para levar os seus velhos ao hospital e as suas crianças à escola foi considerado um agressor?"
Daniel Oliveira, in Arrastão

Friday, December 26, 2008

a natureza das coisas

Há qualquer coisa de criacionismo na dogmatização vaticana da "lei natural" e da consideração da homossexualidade como destruição da Criação. O ataque à teoria do género como construção cultural supostamente avessa à obra do criador é uma atávica visão naturalista da Criação como um dado eterno e uma inaceitável ignorância de como, em cada dia que passa, somos todos/as responsáveis por uma contínua criação cultural do mundo. Convém lembrar que, no passado, a "natureza das coisas" serviu para justificar o injustificável, da escravatura à colonização...

Wednesday, December 24, 2008

natal

Foi do frágil, do pobre e do marginal que nos veio a salvação. Deus seja louvado.

Monday, December 22, 2008

provavelmente

A fixação de algum ateismo em Deus é obsessiva. Mas o mais que seriamente consegue dizer é que "provavelmente deus não existe". O seu pressuposto de que a fé é a ausência de pensamento é tão tonto quanto a ausência de pensamento de muitos crentes. Estão bem uns para os outros. E precisam-se mutuamente.

Friday, December 19, 2008

cinquenta

"Gracias a la vida, que me ha dado tanto..."

Wednesday, December 17, 2008

horas

Os maiorais da Europa triste querem que nos rendamos todos ao cenário de um tempo de trabalho semanal alargado até às 65 horas. Em nome da "competitividade", como é costume. Há quem teime em crer que a Europa é o lugar em que há outras prioridades, como o emprego ou a dignidade. Utopistas - ou, como lhes chamava o Alçada, "tarados carregadinhos de sensatez"...

Monday, December 15, 2008

felicidade

«Sabemos que o grito de hoje será ouvido amanhã. Amanhã, será tarde de mais para milhões de pessoas que acabaram entretanto por renunciar a ouvir a Igreja; tarde de mais para nós que queríamos ser hoje pessoas livres na Igreja, para servir hoje mesmo o Evangelho. (...) Entretanto, [...] considerar­-nos­‑emos em estado de exilados dentro da Igreja.» Assim falou, com serenidade e sem temor, diante da ditadura e da cumplicidade da Igreja com ela, o Padre Felicidade Alves. Foi "obviamente" excomungado por quem tinha da Igreja uma visão taquenha e domesticada. Morreu fez ontem dez anos.

Friday, December 12, 2008

alçada

"A pergunta que mais tenho feito a mim próprio é se a Igreja que me interessa deve ser esta comunidade organizada em instituição, com os seus quadros e suas repartições, com acessos, concursos e processos disciplinares, ou se deve ser constituída pela comunidade dos homens de boa vontade e de recta intenção que se deixam incarnar pela presença ao mesmo tempo forte e discreta do Santo Espírito de Deus. Como não tenho ainda resposta para isto, porque qualquer das alternativas tem o seu sim e o seu não, admito que a Igreja terá que ser esta ambiguidade dialéctica que avança ao longo da história com as suas dóceis e tosquiadas ovelhas, com os seus santos e tarados, com as suas grandezas e misérias, seus burocratas e seus homens livres, com seus zelosos e cinzentos funcionários e seus rebeldes, com a sua marca humana, tremendamente humana, a pesar abafante sobre a irrupção saudável do grande sopro de Deus".

António Alçada Baptista
Peregrinação Interior, vol. 1

Wednesday, December 10, 2008

dignidade

Sessenta anos de "nunca mais!" à aceitação de que haja pessoas supérfluas. Sessenta anos de recusa de que os Estados são mais importantes que as gentes. Sessenta anos de luta contra estigmas, estereótipos, acomodamentos e desistências. A indignidade persiste? Persiste, sim. Mas a luta contra ela também. E é isso que hoje vale a pena assinalar.

Monday, December 08, 2008

imaculada

Não pode ser a virgindade das mulheres que comemoram hoje os/as católicos/as. A visão do sexo como algo impuro e pecaminoso é um disparate. Em tempo de fraudes financeiras e de angústias de sobrevivência, comemoremos a vida limpa, transparente, sem mancha.

Friday, December 05, 2008

mais vale só...

“Não foi sem motivos que menos de 50 Estados-membros das Nações Unidas aderiram à proposta em questão, enquanto mais de 50 países não aderiram. A Santa Sé não está sozinha”. Declarações do Director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi. A proposta é francesa. Será apresentada na Assembleia Geral das Nações Unidas. Visa a descriminalização universal da homossexualidade. A Santa Sé não está sozinha, de facto. Acompanham-na países como o Sudão, o Irão, Myanmar ou a Arábia Saudita. Companhias reveladoras.

Wednesday, December 03, 2008

direitos

De quem são os direitos humanos? De todos/as, dizem-nos. De quem os consegue reivindicar, digo eu. E penso em quem está doente, em quem está abandonado, em quem se atirou ou foi atirado para a margem. Os direitos humanos não são abstracções de pessoas abstractas, são direitos concretos de gente com rosto e com nome. Não há direitos virtuais.

Monday, December 01, 2008

notícia

Enquanto as campanhas do Banco Alimentar contra a Fome forem notícia, a falta de notícia será o acomodamento da sociedade e da igreja portuguesas a uma pobreza que persiste e aumenta.