Friday, October 31, 2008

contas

"E quanto é que custa afinal a falta de amanhã?", perguntou-se ontem. Há contas sérias a fazer sobre o fenómeno das armas ligeiras. No deve como no haver. Qual é a real dimensão dos ganhos contabilísticos? Quais são os custos efectivos? O que se inclui: só os mortos? os gastos hospitalares? a perda de valores sociais básicos? E quantas vítimas são contabilizadas? Só as directas ? todas as que ficam com a sua vida e as suas relações sociais desestruturadas? Quais são as contas, afinal?

Wednesday, October 29, 2008

cimeira

Anda por aí uma grande controvérsia sobre quem deve ter assento na cimeira do G20 que vai procurar solução para a crise financeira internacional (não será por falta de cimeiras que as soluções faltarão...). A discussão é acesa sobre se todas as economias mais ricas devem ou não participar. Alguém toma o partido dos pobres e exige a sua participação na cimeira? O Vaticano, por exemplo...

Monday, October 27, 2008

roncalli

Quando lhe perguntaram como queria a tiara para a sua coroação papal, respondeu que com metade das jóias que costumavam ter e que o preço da outra metade fosse distribuído pelos pobres. Faz amanhã 50 anos. João foi o nome que escolheu, sorrindo ao lembrar que talvez o tivessem eleito por saberem que todos os anteriores papas com esse nome tinham tido um pontificado curto... Cresci testemunhando o entusiasmo e o orgulho dos meus pais por terem um papa assim. A Igreja e o mundo precisam de voltar a ter um tal contentamento.

Friday, October 24, 2008

reflexões maoistas

Em Macau, por estes dias, há quem tenha a ousadia de propor que se pense em salário mínimo. Atrevimento é a palavra certa para essa proposta. Naquele lado do mundo, lutar pelos direitos fundamentais é hoje a maior das revoluções culturais. E concretizá-los será um grande salto em frente.

Wednesday, October 22, 2008

oriente

Nestes dias de desnorte bolsista, a esperança não vem do oriente. Lá, mais ainda do que cá, são os tempos do capitalismo selvagem que mostram a dimensão imensa do seu mal. Os herdeiros de Charles Dickens e de Mao Tse-Tung têm hoje sonhos comuns. E o sonho deles comanda a vida. De muitos milhões de pessoas.

Monday, October 20, 2008

racionalidades

Da chamada "crise financeira internacional" mostram-nos os ganhadores que perdem e que "é preciso" salvar. Ainda não nos mostraram os que são suas vítimas irredimíveis. Esses são os que são dados a "comportamentos irracionais" como reclamar as suas poupanças ou pensões. Acalmêmo-los, portanto, porque the show must go on. Diante da imoralidade imensa desta crise e das políticas adoptadas para a arrefecer, alguém ainda terá a desfaçatez de chamar moralistas aos que clamam por outra realidade?

Friday, October 17, 2008

para trás

Perguntaram ao menino qual era o seu principal direito como criança. E ele disse: "é o direito de andar para trás". Os adultos, responsáveis e bem comportados, riem-se da criancinha que não sabe, bem se vê, o que são direitos humanos e que os confunde com trivialidades poéticas. Pobres adultos que ainda não perceberam que os direitos humanos verdadeiros nasceram sempre de impulsos de desobediência... E que a poesia, mesmo a trivial, subverte sempre a realidade da normalidade ordeira.

Wednesday, October 15, 2008

o trono ou a sabedoria

Martini, cardeal, vive hoje retirado em Jerusalém. É agudamentemente sábio e tranquilamente desafiador: «A Igreja - escreve - falou muito do pecado. Ela pode aprender com Jesus que é melhor dar ânimo.» E acrescenta: «Não se pode tornar Deus católico. Deus está para além dos limites e das delimitações que lhe pomos.» Percebe-se melhor agora porque é que estavam errados os que faziam dele um candidato ao trono do Vaticano.

Monday, October 13, 2008

entretem-te meu filho, entretem-te...

O que mais há são propostas de espiritualidade anti-stress. Têm secção autónoma nas livrarias e são vizinhas de Paulo Coelho nas estações de serviço. O êxtase histérico e o folclore festivo dão-lhes voz nas igrejas. Essas espiritualidades de fuga arrancam de uma convicção: de que não são os problemas que são problemáticos, mas sim a ansiedade com que reagimos a eles. Keep cool, portanto, e serás feliz. A injustiça, a indecência, a exploração, a indignidade, essas ficam pra depois. Ou como se disse em tempos: "piramiza, filho, piramiza..."

Friday, October 10, 2008

nobel

É muito mais consensual o repúdio da guerra do que a feitura da paz. Martii Ahtisaari, há pouco anunciado como Nobel da Paz, será um caso óbvio de controvérsia. Não se perdoará ao júri que tenha ignorado a responsabilidade do finlandês na turbulência do Kosovo. Mas talvez fique só para a História a chamada de atenção do mundo para a mediação de conflitos tidos como irresolúveis. A mais injusta das pazes é preferível à mais justa das guerras?

Wednesday, October 08, 2008

coisas simples

Começou o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus. Esperam-se propostas arrojadas para recentrar a comunidade católica sobre o essencial da condição crente. Espera-se atenção ao concreto das vidas e não um exercício florentino sobre coisas etéreas. Coisas simples como esta: em África, uma Bíblia pode custar o salário de um mês. A revelação foi feita pelo arcebispo nigeriano John Olorunfemi Onaiyekan, ilustrando um quadro da evangelização no continente africano. Definitivamente a "nova evangelização" (whatever this is...) quando nasce não é para todos...

Monday, October 06, 2008

eyes wide open

A mística pode ser uma fuga ou pode ser um fogo. Para Johann Baptist Metz é necessário «que os cristãos tomem consciência de que têm algo a dar ao mundo de hoje. A política guiada pela ideia da compaixão é diferente da dirigida pela economia e pela técnica». Daí que defenda «um misticismo de olhos abertos». É que «todos temos responsabilidade por outros sofrerem». É essa mística - que só transcende a vida porque é preciso a ela voltar - que nos faz falta.

Friday, October 03, 2008

escolhas

Um bispo para os grupos mais marginalizados na sociedade e na Igreja - os ciganos, as prostitutas, os/as homossexuais. Um gesto louco? Não, um gesto de alto alcance pastoral. Por que não pode a Igreja ter este gesto e pode antes manter um bispo das forças armadas?

Wednesday, October 01, 2008

bem comum

Com os holofotes centrados na salvação dos banqueiros e dos especuladores institucionais, o sistema desvairado que agora colapsou não escapa, apesar de tudo, a ser denunciado nas suas maiores perversões. Fê-lo ontem no Chile o Cardeal Martino, Presidente da Comissão Pontifícia Justiça e Paz: «O direito à água é um direito humano fundamental, é parte do direito à vida, que é composto de vários direitos, como o direito à alimentação, ao trabalho, à água. Por isso, a água não pode ser um elemento que se privatize, tem de estar à disposição de todos». Assim seja.