Friday, July 31, 2009

o início do fim

Os ciclos eleitorais e as angústias dos negócios hão-de trazer-nos, em breve, o discurso de que a crise começou a acabar. E, logo logo, se ansiará pelo regresso rápido aos níveis de crescimento anteriores à malfadada crise. Mais que ilusão, isso é um enorme perigo. Para alcançarmos taxas de crescimento global de 2% precisaríamos de duas Terras. Este é, por isso, o tempo certo para a necessária conversão a modos de vida sustentáveis, isto é, à moderação de todos/as, com justiça e dignidade para todos/as.

Wednesday, July 29, 2009

liberdade religiosa

Calaram o blogue de Juan Masiá. Esperam-se agora os protestos firmes de alguém da Cúria Romana em defesa da liberdade religiosa...

Monday, July 27, 2009

sem medida (ii)

"- Vou contar-lhe uma história.
E falou de um incerto pai que não sabia dar tamanho ao amor pelo seu filho. Certa vez registou-se um incêndio no casebre em que viviam. O homem pegou no menino ao colo e se afastou da tragédia, caminhando pela noite fora. Deve ter superado o limite deste mundo pois quando, por fim, deciciu colocá-lo no chão, reparou que já não havia terra. Restava um vazio entre vazios, rompidas nuvens entre desmaiados céus. Para si mesmo, o homem concluiu:
- Agora, só no meu colo meu filho encontrará chão.
Nunca esse menino se apercebeu que o imenso território onde depois viveu, cresceu e fez filhos não era senão o regaço do seu velho progenitor. Muitos anos depois, quando abria a sepultura do pai, chamou o seu filho e lhe disse:
- Vê a terra, filho? Parece areia, pedras e torrões. Mas são braços e abraços."

Mia Couto, Jesusalém

Friday, July 24, 2009

sem medida (i)

"A vida não foi feita para ser pouca e breve. E o mundo não foi feito para ter medida" - escreve Mia Couto em "Jesusalém". A sua sabedoria maior é a de que a sisudez tem a morte em germe e o elogio da frieza só é feito por quem ignora o encanto da vida a fluir sem barreiras.

Wednesday, July 22, 2009

monopólios

Tem razão Mário Pinto: "Estas são questões que os eleitores católicos querem esclarecidas". Refere-se à dignidade a vida em todos os seus aspectos e etapas, à protecção da família, às soluções para o desemprego e ao combate à corrupção, entre outras. Eu, como eleitor e como católico, também quero saber o que propõem os partidos políticos sobre estas questões. Provavelmente farei uma avaliação diferente da de Mário Pinto. Mas também sou eleitor. E também sou católico.

Monday, July 20, 2009

anatomia patológica

Se eu for um heterossexual promíscuo e sem qualquer consciência dos riscos, sou admitido como dador de sangue. Mas se for homossexual, ainda que monogâmico e com práticas sexuais absolutamente precavidas, sou excluído do gesto cívico de dar sangue. É que a anatomia é um risco, dizem os poderes. Maior risco é a ignorância e o preconceito, digo eu.

Friday, July 17, 2009

nem às paredes...

Wednesday, July 15, 2009

utopia? (ii)

"Com humildade e coragem, seguindo Jesus, tentaremos viver estes sonhos no dia a dia das nossas vidas. Continuará a haver crises e a Humanidade, com suas religiões e suas Igrejas, continuará a ser santa e pecadora. Mas não faltarão as campanhas universais de solidariedade, os Foros Sociais, as Vias Campesinas, os movimentos populares, as conquistas dos Sem Terra, os pactos ecológicos, os caminhos alternativos da Nossa América, as Comunidades Eclesiais de Base, os processos de reconciliação entre o Shalom e o Salam, as vitórias indígenas e afro e, em todo o caso, mais uma vez e sempre, 'eu me atenho ao dito: a Esperança'." (Carta de Dom Pedro Casaldáliga, 2.6.2009)

Monday, July 13, 2009

utopia? (i)

"Continuaremos a fazer com que se viva na prática eclesial a advertência de Jesus: “Não será assim entre vocês” (Mt 21, 26). Seja a autoridade serviço. O Vaticano deixará de ser Estado e o Papa não será mais chefe de Estado. A Cúria terá de ser profundamente reformada e as Igrejas locais cultivarão a inculturação do Evangelho e a ministerialidade compartilhada. A Igreja comprometer-se-á, sem medo, sem evasões, com as grandes causas de justiça e da paz, dos direitos humanos e da igualdade reconhecida de todos os povos. Será profecia de anúncio, de denúncia, de consolação. A política vivida por todos os cristãos e cristãs será aquela 'expressão mais alta do amor fraterno' (Pio XI )." (Carta de Dom Pedro Casaldáliga, 2.6.2009)

Friday, July 10, 2009

esclareçamos então isso da "ronda de doha"

"O problema da insegurança alimentar há-de ser enfrentado numa perspectiva a longo prazo, eliminando as causas estruturais que o provocam e promovendo o desenvolvimento agrícola dos países mais pobres por meio de investimentos em infra-estruturas rurais, sistemas de irrigação, transportes, organização dos mercados, formação e difusão de técnicas agrícolas apropriadas, isto é, capazes de utilizar o melhor possível os recursos humanos, naturais e socioeconómicos mais acessíveis a nível local, para garantir a sua manutenção a longo prazo. Tudo isto há-de ser realizado, envolvendo as comunidades locais nas opções e nas decisões relativas ao uso da terra cultivável. Nesta perspectiva, poderia revelar-se útil considerar as novas fronteiras abertas por um correcto emprego das técnicas de produção agrícola, tanto as tradicionais como as inovadoras, desde que as mesmas tenham sido, depois de adequada verificação, reconhecidas oportunas, respeitadoras do ambiente e tendo em conta as populações mais desfavorecidas. Ao mesmo tempo não deveria ser descurada a questão de uma equitativa reforma agrária nos países em vias de desenvolvimento." (Bento XVI, Caritas in Veritate)

Wednesday, July 08, 2009

esclareçamos então isso da 'crise da segurança social'

"O mercado, à medida que se foi tornando global, estimulou antes de mais nada, por parte de países ricos, a busca de áreas para onde deslocar as actividades produtivas a baixo custo a fim de reduzir os preços de muitos bens, aumentar o poder de compra e deste modo acelerar o índice de desenvolvimento centrado sobre um maior consumo pelo próprio mercado interno. Consequentemente, o mercado motivou novas formas de competição entre Estados procurando atrair centros produtivos de empresas estrangeiras através de variados instrumentos tais como impostos favoráveis e a desregulamentação do mundo do trabalho. Estes processos implicaram a redução das redes de segurança social em troca de maiores vantagens competitivas no mercado global, acarretando grave perigo para os direitos dos trabalhadores, os direitos fundamentais do homem e a solidariedade actuada nas formas tradicionais do Estado social. Os sistemas de segurança social podem perder a capacidade de desempenhar a sua função, quer nos países emergentes, quer nos desenvolvidos há mais tempo, quer naturalmente nos países pobres." (Bento XVI, Caritas in Veritate)

Monday, July 06, 2009

esclareçamos então isso da 'globalização como oportunidade'

"Cresce a riqueza mundial em termos absolutos, mas aumentam as desigualdades. Nos países ricos, novas categorias sociais empobrecem e nascem novas pobrezas. Em áreas mais pobres, alguns grupos gozam duma espécie de superdesenvolvimento dissipador e consumista que contrasta, de modo inadmissível, com perduráveis situações de miséria desumanizadora. Continua o escândalo de desproporções revoltantes. Infelizmente a corrupção e a ilegalidade estão presentes tanto no comportamento de sujeitos económicos e políticos dos países ricos, antigos e novos, como nos próprios países pobres. No número de quantos não respeitam os direitos humanos dos trabalhadores, contam-se às vezes grandes empresas transnacionais e também grupos de produção local. As ajudas internacionais foram muitas vezes desviadas das suas finalidades, por irresponsabilidades que se escondem tanto na cadeia dos sujeitos doadores como na dos beneficiários. Também no âmbito das causas imateriais ou culturais do desenvolvimento e do subdesenvolvimento podemos encontrar a mesma articulação de responsabilidades: existem formas excessivas de protecção do conhecimento por parte dos países ricos, através duma utilização demasiado rígida do direito de propriedade intelectual, especialmente no campo da saúde; ao mesmo tempo, em alguns países pobres, persistem modelos culturais e normas sociais de comportamento que retardam o processo de desenvolvimento." (Bento XVI, Caritas in Veritate)

Friday, July 03, 2009

esclareçamos então isso da "ajuda ao desenvolvimento"

"A partilha dos bens e recursos, da qual deriva o autêntico desenvolvimento, não é assegurada pelo simples progresso técnico e por meras relações de conveniência, mas pelo potencial de amor que vence o mal com o bem (cf. Rm 12, 21) e abre à reciprocidade das consciências e das liberdades." (Bento XVI, Caritas in Veritate)

Wednesday, July 01, 2009

esclareçamos então isso da 'caridadezinha'

"Não posso 'dar' ao outro do que é meu, sem antes lhe ter dado aquilo que lhe compete por justiça. Quem ama os outros com caridade é, antes de mais nada, justo para com eles. A justiça não só não é alheia à caridade, não só não é um caminho alternativo ou paralelo à caridade, mas é inseparável da caridade, é-lhe intrínseca. A justiça é o primeiro caminho da caridade ou, como chegou a dizer Paulo VI, 'a medida mínima' dela." (Bento XVI, "Caritas in Veritate")