Monday, March 31, 2008

dinossauros

Ele confessa-me, meio desanimado, que não consegue achar novidade no progressismo católico quando o compara com as esperanças que viveu há 40 anos. Não chega a ser desânimo, porque há muito que deixou de ter a angústia da pertença ao "redil". Eu lembro-lhe que o porta-voz da conferência episcopal repetiu ontem o discurso de que "há forças dentro do Governo que têm uma postura de ataque à Igreja Católica e penso que falta, da parte do primeiro-ministro, uma vigilância coordenadora de actos e medidas avulsas que ferem e atingem quem anda há muito a servir a população" e que "o Estado tem a obrigação de reconhecer o papel social da Igreja e de o promover do mesmo modo que promove o desporto, ao apoiar a construção de estádios". E a nossa conversa segue sobre os dinossauros do poder autárquico e do futebol.

Friday, March 28, 2008

depois

Um Nobel da Medicina escreveu que é imperioso ver o invisível para fazer o impossível. É preciso ver para além do que se mostra. Há demasiada realidade na penumbra para que a possamos esquecer. Somos muito mais ignorantes do que alguma vez pudemos pensar. E resignados também. Fazer os possíveis é pouco mais do que perpetuar o que está. É cada vez mais o impossível que nos é pedido.

Wednesday, March 26, 2008

litigioso

Pois, pá, o amor é coisa rija, não é lamechice. Sentimento ma non troppo. Mas eles já não se podem ver... Paciência, é nos momentos difíceis que se testa a solidez do casal. Está bem, mas eles não se falam a não ser com duas pedras na mão... E isso é novo? Estados de alma não são chamados para a missão de defender as instituições. E o que está em causa, meu caro, é a defesa da família como pilar da sociedade. Mas... Não há mas nem meio mas, pronto.

Monday, March 24, 2008

grãos

O Programa Alimentar Mundial alerta para um fosso crescente entre as disponibilidades actuais de cereais e aquilo que é necessário para socorrer as multidões famintas. Os preços mundiais do trigo e de outros cereais sobem em flecha. A margem especulativa desencadeada pelo boom dos biocombustíveis e pela mercadorização crescente na China afloram nas explicações correntes. Diante do novo mercado da fome, haja quem diga que há princípios sem preço. Como o do destino universal dos bens.

Friday, March 21, 2008

sempre

"Ainda que as trevas proclamem vitória, / o grande segredo da noite / é estar grávida do amanhecer." Assim escreve o poeta. Só faz sentido esta sexta feira, porque virá o domingo. Só faz sentido a morte porque virá a vida. Sempre.

Wednesday, March 19, 2008

bagdad

Há cinco anos que a guerra mata no Iraque. Em nome da democracia, dos direitos e liberdades, da paz, fez-se uma guerra sem vergonha nem fim. Morre-se em Bagdad mas é em todo o mundo que aquela guerra mata esperanças e horizontes de decência. Perdoa-nos Pai pelo efeito letal que esta guerra está a deixar na memória de gerações inteiras.

Monday, March 17, 2008

dores

Um amigo com cancro, adulto na vida e na fé, disse-me ontem: "Quando me dizem que o meu sofrimento é expressão do amor de Deus, eu fico a pensar que era mesmo bom que Ele não gostasse tanto de mim assim...". A idolatria da dor tem tanto de infantil como de pecado. Como se merecesse mais quem mais sofre. A semana santa não pode ser um hino prolongado ao dolorismo. A cruz só faz sentido quando se prolonga no sepulcro vazio.

Friday, March 14, 2008

o que fica

Depois da crítica moderna à condenação de Galileu, que restará do cristianismo? Depois da crítica feminista à misoginia do clero, que restará do cristianismo? Depois da crítica cristã à burocratização da igreja, que restará do cristianismo? Adorno perguntava se podia haver poesia depois de Auschwitz. Apanhemos a boleia e perguntemos se pode haver cristianismo depois de todas essas críticas. O cristianismo é parte da crítica ou parte do criticado?

Wednesday, March 12, 2008

tabuada

A noção de pecado não pode permancer refém de uma cultura ética e teológica infantilizada. Não há nenhum cardápio de pecados como se fosse um de catálogo de produtos de super-mercado. Juntar a agressão ao ambiente ao elenco dos pecados pode ser tão imaturo como retirar dele o "dizer palavrões". Há uma consciência do bem comum que importa trabalhar na Igreja. Esse trabalho é que é difícil e nunca poderá ser substituido por uma qualquer tabuada dos pecados.

Monday, March 10, 2008

liberdade ou verdade, depende

"Gustavo Bontadini, pensador católico italiano, dizia que a Igreja quando está em minoria, fala de liberdade e, quando está em maioria, fala de verdade. A tal ponto que eu, a brincar, queria fundar o movimento anti-clerical cristão.Eu não quero desprezar a Igreja. Queria que a Igreja fizesse menos pressão. Frente à secularização, a Igreja sente-se mais ameaçada e pressiona mais, o que provoca o efeito contrário [ao pretendido]." Palavras sábias de Giovanni Vattimo, em fascinante entrevista a António Marujo, no Público de ontem. Sem mais comentários.

Friday, March 07, 2008

por que te callas? (ii)

Não têm os nossos bispos uma palavra que seja para dizer no actual debate público sobre a educação em Portugal? Não está, para eles, em causa um assunto de importância fundamental para a sociedade portuguesa e para o povo de Deus? Ou será que os bispos só falam de educação quando se trata de assuntos relacionados com o ensino público da Moral e Religião e com a "liberdade de ensino" (leia-se a intocabilidade das escolas confessionais católicas)?

Wednesday, March 05, 2008

escolhas

"A teoria é sempre para alguém e para alguma finalidade", escreveu Robert Cox. Não há conceitos neutros nem linguagem isenta. Em cada palavra, em cada construção de ideias, é um horizonte que traçamos, é uma opção que desenhamos para nós mesmos e para os outros. O refúgio na equidistância é sempre uma tentativa de disfarçar a escolha que fizemos.

Monday, March 03, 2008

dogmas

Ai de quem se afirme contra a inevitabilidade de reformas! Terá sobre si o estigma do imobilismo ou, pior, da conservação de privilégios próprios. Há um novo e pesado maniqueismo na sociedade portuguesa: de um lado a mudança, do outro a prudência. O rolo compressor da primeira é a imagem invertida do medo que habita a segunda. Mudar para quê? Conservar o quê? São as duas perguntas mais difíceis do nosso tempo. O discernimento é o quê?