Wednesday, February 28, 2007

roxo

O roxo da Quaresma não cobre um tempo de trevas nem de punição da alegria. Vejamo-lo antes como tempo de retorno ao essencial. Tempo de não fugir à contemplação da morte como exigência da pergunta pelo sentido da vida. Este não é um roxo de luto mas de densidade.

Monday, February 26, 2007

tentações

"Se me adorares...". O recado insinuante dado a Jesus está aí nas montras, nos ecrans, nas vozes e nas imagens. No nosso dia-a-dia. "Se me adorares...". A sedução do poder, do prestígio, da carreira, do reconhecimento social, tornou-se em cultura dominante. "Se me adorares...". Quem resiste à tentação?

Friday, February 23, 2007

coerência

Uma Igreja fiel ao mandamento do amor aos pobres tem que levar isso totalmente a sério. Pode uma Igreja assim dar prioridade à conservação sobre a transformação? Pode uma Igreja assim centrar-se sobre a vida individual e passar ao lado das estruturas que geram pobreza? Pode uma Igreja assim fechar-se na sacristia ou na comissão fabriqueira com medo do mundo?

Wednesday, February 21, 2007

Não é de castigo da corpo e do riso que se faz a quarta feira de cinzas. O cristianismo não é a religião dos sisudos, dos que receiam a força subversiva do humor e separam a alma do corpo como se este fosse sujo. Este não é um dia de castigo, mas sim de reconhecimento da nossa pequenez. Em pó nos havemos de tornar. Só ficará a alegria que tenhamos trazido aos outros.

Monday, February 19, 2007

disfarces

Não era preciso um dia especial para pôr máscaras. É o que mais fazemos no dia-a-dia. Fingimos que prezamos o bem comum e mascaramos o elogio do triunfo individual a todo o preço. Fingimos que somos amantes da paz e mascaramos a aceitação da violência da pobreza e da exclusão. Fingimos que temos o diálogo como um valor e mascaramos a imposição do nosso olhar aos outros. Quando caírem as máscaras, que humanidade verdadeira teremos para oferecer?

Friday, February 16, 2007

nas entrelinhas

Os pobres, os famintos, os que choram, os odiados e insultados são bem-aventurados. Não se enganou Jesus? Não é uma ofensa louvar a fome das crianças do Sahel? Não é uma tremenda arrogância louvar o choro das mulheres do Darfur? Não é um desrespeito dizer a estas pessoas que hão-de ser recompensadas do seu sofrimento só depois do fim dos tempos? Não, porque há um versículo nunca escrito que se lê nas entrelinhas: “Bem-aventurados os que, com mansidão e humildade, não se resignam e lutam para que o infinito da salvação esteja sempre mais perto”.

Wednesday, February 14, 2007

pretexto

Os negócios inventaram esta data para vender mais coisas. Mas não conseguirão nunca vender o amor. O pobre do santo Valentim jamais se imaginou famoso em centros comerciais. Mas aproveitemos a estratégia rasteirinha para nos enamorarmos. Para dizermos ao outro que o amamos. E que essa é uma prenda sem preço.

Monday, February 12, 2007

aviso

“Ai de vós, os ricos, porque recebestes a vossa consolação! Ai de vós, os que estais agora fartos, porque haveis de ter fome! Ai de vós, os que agora rides, porque gemereis e chorareis!” O aviso foi feito, alto e bom som, em todas as igrejas, ontem mesmo. E é feito sempre, a toda a hora, para quem o quiser ouvir. Por que é que fingimos que não é nada connosco?

Friday, February 09, 2007

decidir

Há decisões difíceis para tomar. São sempre difíceis as decisões que tocam fundo na nossa humanidade. Há caminhos diferentes. E isso é um bem. O que não vale é encontrar alibis para descansar as consciências. O que não vale é fingir que não há uma realidade que nos exige desinstalação. Decidamos, pois. E peçamos o dom da intranquilidade. Agora e sempre.

Wednesday, February 07, 2007

o sábado

Não é de tábuas de leis, rígidas como rochas e automáticas como computadores, que precisamos para guiar as nossas escolhas mais difíceis. De nada nos serve a moral feita de princípios gerais para aplicação cega às vidas concretas. Precisamos de atenção ao dia-a-dia real e singular dos homens e das mulheres. A vida não é a preto e branco. E não há pacotes de moral à venda no super-mercado.

Monday, February 05, 2007

urgente

Abundam as profissões de fé na prioridade a dar às políticas da vida toda - do emprego à saúde, da segurança social à habitação. É um sinal de esperança se não for retórica para consumo eleitoral. Há quem prometa para breve a revolução do amor. Que se cumpra a promessa. Rapidamente.

Friday, February 02, 2007

antiquada

Quandoa viram dar esmola, troçaram dela: "se vierem mais dez, ainda te fica num dinheirão, tem cuidado!". Ela levou a brincadeira a sério e lembrou que dez moedas daquelas eram menos que o preço de um maço de tabaco. Disseram-lhe depois que a esmola não transformava o mundo e que só ajudava a perpetuar a injustiça. A isso ela respondeu que o grito da fome e da miséria ouvia-se agora e era agora que tinha que ter uma resposta. Chamaram-lhe antiquada. Ela pensou que angustiada era mais certo.